Bem Vindos!!!!!!

Imagine esse blog como uma extensão da nossa escola. A diferença é que aqui vamos colocar nossos anseios, sonhos e desejos a serem realizados. Divirtam-se!!!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Escola de 1º Grau Profª Celita Franca da Silva




Caracterização da Unidade Escolar


Unidade escolar: Escola de 1o Grau Profa Celita Franca da Silva
Endereço: Km 03, BR 116
Telefones: (75) 32246277 / 32240881
E-mail: escolacelitafranca@yahoo.com.br
Classificação IDEB 2009:  3,2
Modalidades de ensino: Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Quantitativo de alunos: 520


HISTÓRICO DE CRIAÇÃO DA ESCOLA CELITA FRANCA DA SILVA


   A Escola de 1º Grau Profª Celita Franca da Silva está situada na área do Departamento de Estradas de Rodagens da Bahia – DERBA, na cidade de Feira de Santana; e a princípio ela foi construída e pensada para atender apenas a demanda dos filhos de funcionários do próprio DERBA. No início ela foi batizada com o nome de Escola Roberto Santos e em 17 de setembro de 1983 ela passou a se chamar Escola de 1º Grau Profª Celita Franca da Silva.



  A Escola de 1º Grau Profª Celita Franca da Silva, desde então, atende a comunidade circunvizinha com uma proposta de educação que oportuniza ao nosso alunado uma vivência democrática, participativa, autônoma e solidária, buscando a construção de uma educação libertadora, formadora de sujeitos críticos e transformadores da realidade na perspectiva da construção de uma sociedade justa, democrática e humanista.


  • ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

   Atualmente, é uma unidade escolar de médio porte, com sete salas de aula, uma diretoria, uma secretaria, sala de professores, cozinha, depósitos, sanitários, refeitório, biblioteca, sala de informática; constituindo-se assim, em um ambiente propício e favorável ao desenvolvimento das atividades, com salas amplas e arejadas proporcional a demanda de aluno, e um quadro de profissionais qualificados e comprometido com a qualidade do ensino, conscientes do cidadão que se quer formar.


  • ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA


   A escola hoje está organizada em três turnos, atende o Ensino Fundamental II e o Serviço de Educação de Jovens e Adultos, que oportunizar as pessoas que não tiveram acesso à escola na idade própria, concluírem seus estudos. Conta também com um quadro funcional composto por 22 professores, 14 funcionários, 1 diretora, 2 vice-diretores e 1 coordenadora pedagógica e atende entre os turnos da manhã, tarde e noite, 534 alunos distribuídos em 17 turmas.


  • Missão
   Oferecer uma educação básica de qualidade, respeitando e acolhendo cada pessoa com sua história, seu ambiente, suas condições sócio-econômicas, tornando-a agente de sua própria educação no sentido de desenvolver o raciocínio, a criatividade, o espírito critico e de justiça, o senso de responsabilidade, solidariedade, tolerância e ética; formando cidadãos capazes de reconhecer a importância e a aplicabilidade desses conhecimentos para sua vida.



  • Visão
   Uma comunidade escolar motivada e altamente consciente da importância da educação, e de um ensino de excelência, através de profissionais qualificados e comprometidos, de modo que todos estejam engajados no ato de educar. A partir daí superar as dificuldades e fornecer ao aluno as competências básicas para o seu progresso enquanto estudante e cidadão preparado para interagir na sociedade.


  • Valores
   Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência de cada ser, a vivência dos valores alicerça o caráter, e reflete-se na conduta e na formação da personalidade de nossos educandos. Acreditando na valorização, do homem, não só enquanto conhecimentos didático-pedagógicos adquiridos, mas sim na formação do caráter é que temos como foco trabalhar valores como: ética, respeito, cooperação, honestidade, verdade, integridade, disciplina e justiça.


  • A ESCOLA HOJE

   A escola hoje apóia o seu currículo nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e nas Leis de Diretrizes e Bases (LDB) que dão fundamentos as disciplinas que formam a grade curricular e aos conteúdos ministrados nas aulas pelos docentes. A proposta pedagógica conta com o apoio do professor na condução do processo ensino-aprendizagem, mais especificamente, no desenvolvimento pedagógico em sala de aula e no processo de avaliação cotidiana e permanente do aluno. Este professor é parte do coletivo, ele deve planejar e desenvolver ações individuais, ou em concomitância com os outros docentes.

   A inserção de propostas de trabalho por meio de projetos também faz-se presente no programa educacional desta unidade escola, firmando isso temos como exemplo o desenvolvimento do projeto TAL – Tempos de Arte Literária, o projeto FACE – Festival Anual da Canção Estudantil, a Conferência sobre o Meio Ambiente e as Olimpíadas de matemática, física e português, que já são realizadas há alguns anos na escola. Pois acreditamos que ao abordar o trabalho com projetos na construção do conhecimento escolar, valorizamos uma prática pedagógica que estimula a iniciativa dos alunos através da pesquisa, desenvolvendo o respeito às diferenças pela necessidade do trabalho em equipe, incentivando assim, o saber ouvir e expressar-se, o falar em público e o pensamento crítico autônomo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário