Bem Vindos!!!!!!

Imagine esse blog como uma extensão da nossa escola. A diferença é que aqui vamos colocar nossos anseios, sonhos e desejos a serem realizados. Divirtam-se!!!!

Colegiado Escolar



A importância do colegiado escolar

   O colegiado escolar é um mecanismo de implementação da gestão democrática na escola, mas para isso é necessário mostrar a importância e a responsabilidade de seus membros para se construir uma gestão participativa e uma ação colegiada ativa, com a função de validar o trabalho coletivo. Por isso, ações foram pensadas para revitalizar o colegiado escolar, com a intenção de incutir nos membros do mesmo, as suas atribuições e compromissos, além de oferecer à comunidade a oportunidade de conhecer e interagir com esse conselho na qualidade da educação ofertada pela escola que lhe assistir.

Ações pensadas para revitalizar o colegiado escolar e torná-lo mais atuante:

    1- Criar um painel informativo e cartilhas, relatando a importância do colegiado escolar na tomada de decisões e no bom funcionamento da escola, utilizando-se da linguagem de histórias em quadrinhos e situações problemas para transmitir a informação de maneira interativa e informal.

    2- Realizar uma reunião aberta à comunidade, com o colegiado escolar, apresentando uma situação problema da escola resolvida a partir de uma ação colegiada, e uma segunda situação para se resolver; tentando mostrar através da prática como funciona o colegiado e a importância de seus representantes nos processos decisórios da escola.

    3- Promover a posse dos novos membros do colegiado escolar em uma sessão aberta à comunidade, onde todos serão convidados anteriormente a participar, mostrando a importância e valorizando este mecanismo no processo de gerenciamento e funcionamento da instituição.




Quando falamos em colegiado escolar devemos pensar em um conjunto de pessoam que divergem em idéias e pensamentos mas comulgam de um mesmo objetivo: melhorar a qualidade do ensino e o funcionamento da escola a qual pertence.